#SESC 24 de Maio


No dia 02/09 fui conhecer o Sesc 24 de maio, inaugurado dia 19/08, no centro de são Paulo. Projeto de Paulo Mendes da Rocha e o escritório MMBB e "toda a equipe de engenharia e cálculo estruturais"¹.


Se você queria mais uma opção de espaço de exposições, centro de atividades e um local para experimentar arquitetura em sua potência, esse pode ser o local.


Ele tem 15 pavimentos nos quais são distribuídos seus programas (atividades). O acesso pelo térreo como uma praça de galeria, conduz para rampa e elevadores que dão acesso a todas as atividades nos andares superiores, ou às apresentação do teatro localizado no subsolo.


Possui um mobiliário com peças desenhadas exclusivamente para o local, como os bancos espalhados no edifício.

Detalhe do banco e da exposição em andamento

Fica evidente o cuidado do projeto, a escolha dos materiais, controle de acesso e circulação das pessoas, criação de espaços de estar (cadeiras para descansar, ler um livro ou observar a paisagem) e convivência (espaços para conversas, encontros, interação).

O caminhar pelas rampas cria alguns visuais diferentes, tanto do edifício como a rua e a cidade. Poeticamente pode se dizer que a medida que você sobe a rampa, seu olhar amplia do edifício, para a rua e a cidade.


Além dos espaços para realizações das atividades como a academia, a biblioteca, a exposição . Os destaques pra mim foram os espaços de brincar das crianças e o jardim da piscina, que cria um espécie de praia urbana.
11º Andar - jardim da piscina

Vale apena experimentar a sensação.

5º Andar - exposições

8º, 3º e 4º Andar - esportes, convivência e biblioteca

11º Andar - café jardim da piscina

11º Andar - jardim da piscina


¹em entrevista realizado pelo Sesc com arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ele cita parte da equipe que participou do projeto.

Mais sobre o projeto




Comentários